Relação entre a teoria e a prática da educação ambiental na EJA do SESC – Petrolina/PE
Resumo
O estudo monográfico presente teve como objetivo diagnosticar se existe relação entre teoria e prática de Educação Ambiental no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do SESC de Petrolina/PE, ressaltando a importância de se trabalhar temas ambientais nessa modalidade educacional uma vez que a heterogeneidade do sujeito pertence às classes sociais vulneráveis ao socioambiental decorrente do preconceito e da desigualdade econômica na sociedade. A metodologia foi desenvolvida in lócus, na qual utilizou a pesquisa do tipo explicativa e de campo, com aplicação de um questionário composto por respostas múltiplas aos alunos da respectiva instituição, trabalhando-se assim com o método dedutivo. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos têm acesso à educação ambiental na escola de maneira limitada e, com maior freqüência, na disciplina de geografia e que, apesar de já terem ouvido falar da preocupação com o meio ambiente, principalmente através de noticiários da TV, encontram dificuldades de identificar alguns tipos de problemas ambientais. Conclui-se que, para formar cidadãos conscientemente críticos do seu papel no âmbito social, faz-se necessário incluir projetos ecopedagógicos no ensino formal.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Teoria e Prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.