Relação entre a teoria e a prática da educação ambiental na EJA do SESC – Petrolina/PE

Autores

  • Ádilla Katarinne Gonçalves e Sá FACHUSC
  • Carla de Araújo Pereira UPE
  • Rosimary Carvalho Gomes Moura UFPE

Resumo

O estudo monográfico presente teve como objetivo diagnosticar se existe relação entre teoria e prática de Educação Ambiental no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do SESC de Petrolina/PE, ressaltando a importância de se trabalhar temas ambientais nessa modalidade educacional uma vez que a heterogeneidade do sujeito pertence às classes sociais vulneráveis ao socioambiental decorrente do preconceito e da desigualdade econômica na sociedade. A metodologia foi desenvolvida in lócus, na qual utilizou a pesquisa do tipo explicativa e de campo, com aplicação de um questionário composto por respostas múltiplas aos alunos da respectiva instituição, trabalhando-se assim com o método dedutivo. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos têm acesso à educação ambiental na escola de maneira limitada e, com maior freqüência, na disciplina de geografia e que, apesar de já terem ouvido falar da preocupação com o meio ambiente, principalmente através de noticiários da TV, encontram dificuldades de identificar alguns tipos de problemas ambientais. Conclui-se que, para formar cidadãos conscientemente críticos do seu papel no âmbito social, faz-se necessário incluir projetos ecopedagógicos no ensino formal.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Teoria e Prática.

Biografia do Autor

Ádilla Katarinne Gonçalves e Sá, FACHUSC

Bióloga e professora universitária da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC.

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Gonçalves e Sá, Ádilla K., Pereira, C. de A., & Moura, R. C. G. (2013). Relação entre a teoria e a prática da educação ambiental na EJA do SESC – Petrolina/PE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1419