A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID: LIÇÕES BASEADAS NO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Vlademir Marim Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho foi o ensino da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que este trabalho represente um progresso significativo para a área científica em que se situa, apresentando contribuições ao assunto nele abordado. O mesmo será respaldado nos fundamentos da Educação Matemática e na Formação de Professores, destacando as fragilidades no ensino da Matemática para os professores que atuam nos anos iniciais, buscando refletir sobre a prática docente e, a partir dessa reflexão, construir novas ideias. Relataremos as intenções e as ações desenvolvidas em um subprojeto de caráter formativo, intitulado Alfabetização Matemática. Os participantes desta formação estão gerando impactos para a Educação Básica e consequentemente enfraquecendo as fragilidades no ensino da matemática. O comprometimento entre a formação inicial e continuada permitirá uma melhoria na qualidade de ensino, e os resultados deste processo favorecerão a formação docente.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP), Mestre em Educação (UCP), Especialista em Ensino de Matemática (UFRJ).

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Marim, V., & Freitas, A. V. (2014). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID: LIÇÕES BASEADAS NO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2425