EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DE INVESTIGAÇÕES ACADÊMICAS

Autores

  • Ruth Aparecida Moratori Peixoto CES/JF
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Resumo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundada pelo Ministério da Educação, tem uma função importante no País: a de consolidar e expandir cursos de mestrado e doutorado. Uma das suas linhas de ação é a divulgação de produções científicas e seu acesso ao público. O presente trabalho teve por intenção inventariar e analisar resumos de dissertações e teses sobre Educação Matemática Inclusiva constantes no banco de teses da CAPES no período de 2001 a 2011. Essa investigação possui caráter quantitativo, que objetiva catalogar, no decorrer da etapa especificada, os instrumentos utilizados como auxílio na aprendizagem de Matemática para alunos que requerem atenções diferenciadas. Além disso, busca-se apurar as pesquisas cujo foco é a formação continuada de professores na Educação Inclusiva, particularmente sob o viés da Matemática.

Biografia do Autor

Ruth Aparecida Moratori Peixoto, CES/JF

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunto da Universidade Grande Rio nos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), professora - Colégio Cristo Redentor, professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e professora colaboradora do programa de mestrado profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, ensino e aprendizagem em matemática, estatística e educação estatística e matemática inclusiva.

Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

Peixoto, R. A. M., & Rodrigues, C. K. (2014). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DE INVESTIGAÇÕES ACADÊMICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2451