ENSINAR E APRENDER ESTATÍSTICA POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Neste artigo, apresentamos parte de uma pesquisa realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Açailândia – MA. O objetivo foi investigar a viabilidade do Ensino-aprendizagem de estatística empregando a metodologia de Resolução de Problemas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de observações e mediações em atividades envolvendo conteúdos de estatística. Os resultados revelam que os alunos apresentaram bom desempenho na resolução dos problemas propostos, assim como em relação aos conteúdos discutidos de medidas de tendência central - média, moda e mediana. Observamos também que essa metodologia de ensino motiva o aluno, prende mais sua atenção e ativa a curiosidade, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento cognitivo do discente. Constatamos, no entanto, que essa metodologia de ensino, ainda, não é uma prática comum entre os professores pesquisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.