JOGOS BILÍNGUES EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A PRÁTICA DO ENSINO DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO QUÍMICO
Palavras-chave:
Materiais didático-pedagógicos bilíngues, Educação de surdos, Interdisciplinaridade.Resumo
A proposta de inserir atividades lúdicas no ensino vem da necessidade de tornar o processo de aprendizagem mais acessível, dessa forma os jogos didáticos apresentam-se como agentes facilitadores. Considerando que a língua de sinais é de modalidade visual-espacial e que pessoas surdas têm como característica peculiar perceber o mundo através das experiências visuais que estabelecem com ele, faz-se necessário pensar em estratégias pedagógicas alternativas que respeitem sua forma de ver, interpretar e interagir com a sociedade a qual pertencem. Nesta perspectiva, foram desenvolvidos jogos bilíngues em Libras/Língua Portuguesa, com o objetivo de proporcionar conhecimentos tanto da área de Química quanto de sinais em Libras, de modo a trabalhar conceitos e conteúdos de forma lúdica. A ideia surgiu a partir de um projeto de extensão ativo no Campus UFRJ-Macaé, no qual foram criados dois produtos educacionais, o Quizmica, jogo em vídeo de perguntas em Libras para avaliar o conhecimento sobre as nomenclaturas referentes a materiais de laboratório químico e o Lab-Libras Memória, jogo da memória, em formato impresso de sinais e fotos dos equipamentos e vidrarias, no qual deverão ser encontrados seus pares correspondentes. Assim, estudantes surdos e deficientes auditivos da Educação Básica de escolas públicas da cidade de Macaé/RJ participaram de oficinas no Campus onde foram aplicados os instrumentos lúdicos, obtendo-se uma boa receptividade destes jogos. Os materiais bilíngues colaboram para que professores que atuem com estes alunos, possam vislumbrar, com uma ferramenta pedagógica que venha somar em sua atuação didática e no processo de inclusão educacional e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.