REFLEXÕES SOBRE APRENDER/ENSINAR QUÍMICA: INTERDISCIPLINARIDADE, BIOTECNOLOGIA, AUDIOVISUAL, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Sonia Regina Alves Nogueira Universidade Federal Fluminense Instituto de Química
  • Alice Akemi Yamasaki Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação
  • Isabelle Ferraz Rodrigues e Silva Universidade Federal Fluminense Licencianda em Química
  • Larissa de freitas Marques Queiroz Universidade Federal Fluminense Licencianda em Química
  • Jean Michel Peixoto Vasconcelos Universidade Federal Fluminense Licenciando em Química

Palavras-chave:

ormação docente. Competências socioambientais. Planejamento integrado. Ensino de química.

Resumo

Buscando superar alguns dos desafios atuais na formação de professores, apresentamos um percurso formativo com licenciandos em Química, participantes de um projeto interdisciplinar nas Ciências da Natureza em uma Universidade Federal, para apoiar e promover o despertar de competências socioambientais a partir do ensino dessa disciplina/área. Fundamentamos nossas reflexões, praticas de ensino e de educação em Direitos Humanos em Arendt, Candau, Cortina, Fazenda, Kleiman, Lüdke e André, Lenoir, Morin e Santos; e, embasamos o contexto educacional e de ensino em documentos oficiais e norteadores das políticas educacionais, como o Relatório Delors (UNESCO), a LDBEN, os PCNEM e o Curriculo da SEEDUC-RJ. Através da construção de planejamento bimestral integrado, passando pela experiência de concepção e aplicação de estratégia pedagógica, incluindo a construção de material audiovisual sobre a Baía de Guanabara, os licenciandos perceberam a importância da leitura dinâmica e viva e do planejamento no trabalho do professor, aprofundaram seus conhecimentos sobre cadeias e funções orgânicas, apropriaram-se de conhecimentos sobre a Baía de Guanabara e nanobiotecnlogia, entre outros, refletindo sobre como o desenvolvimento científico interfere no modo de vida atual. Da forma como foi planejada e aplicada com os alunos da Educação Básica a estratégia pedagógica desenvolvida os sensibilizou, gerou incomodo e possibilitou reflexões sobre os problemas socioambientais, incentivando a aprender os conteúdos de Química, além de auxiliá-los a fazer conexões com os assuntos trabalhados nas demais aulas das três disciplinas da área. Enfatizamos que esta prática só foi possível graças ao desprendimento do paradigma clássico e à intersubjetividade.

 

Biografia do Autor

Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense Instituto de Química

Professora Associada no Departamento de Físico-Química

Coordernadora do DIECI - Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências

Bolsista PIBID UFF - Coordenadora de Área do Subprojeto Interdisciplinar - Ciências da Natureza

Alice Akemi Yamasaki, Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação

Departamento Educação Sociedade e Conhecimento

Isabelle Ferraz Rodrigues e Silva, Universidade Federal Fluminense Licencianda em Química

Bolsista PIBID UFF de Iniciação à Docência

Larissa de freitas Marques Queiroz, Universidade Federal Fluminense Licencianda em Química

Bolsista PIBID UFF de Iniciação à Docência

Jean Michel Peixoto Vasconcelos, Universidade Federal Fluminense Licenciando em Química

Bolsista PIBID UFF de Iniciação à Docência

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Nogueira, S. R. A., Yamasaki, A. A., Silva, I. F. R. e, Queiroz, L. de freitas M., & Vasconcelos, J. M. P. (2018). REFLEXÕES SOBRE APRENDER/ENSINAR QUÍMICA: INTERDISCIPLINARIDADE, BIOTECNOLOGIA, AUDIOVISUAL, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS EM SALA DE AULA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4706