USABILIDADE DE UMA WEBQUEST PARA O ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Palavras-chave:
WebQuest, TIC, Formação Inicial.Resumo
A presente pesquisa teve por finalidade analisar como um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio avaliam a usabilidade de uma WebQuest sobre propriedades coligativas por meio dos critérios propostos por Bernie Dodge. Os sujeitos participantes da pesquisa foram um grupo de 16 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Londrina. Caracterizado pela associação de dados quantitativos provenientes de metodologia qualitativa o estudo atendeu as seguintes etapas: elaboração, socialização, aplicação e avaliação da WebQuest “Osmometria”. Dos resultados foi possível sinalizar que em todos os critérios de usabilidade avaliados pelos estudantes a WebQuest obteve pareceres satisfatórios, constituindo-se uma excelente estratégia de ensino e aprendizagem a ser utilizada pelos professores de Química e Biologia e como auxílio a estudantes que se interessem pelo assunto. A pesquisa contribuiu para a formação docente da professora pesquisadora, uma vez que ao colocar em ação as metodologias apreendidas na teoria, possibilitou a mesma compreender suas limitações e buscar se preparar melhor para futuras práticas ao utilizar as TICs ou outra ferramenta pedagógica. Podemos concluir que os critérios utilizados para o desenvolvimento da WebQuest facilitaram o processo de ensino e aprendizagem visto que os estudantes julgaram satisfatórios todos os aspectos incluindo os técnicos e visuais, assim puderam acessar e acompanhar a mediação da professora em cada uma das etapas exploradas nesta ferramenta digital.
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