O CIENTISTA AO ALCANCE DA ESCOLA ATRAVÉS DA VIDEOCONFERÊNCIA: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Palavras chave, Ensino de Ciências, Experimentação, Investigação, Videoconferência.Resumo
As concepções sobre Ciência para professores de Biologia são indissociáveis de suas ações e reações diante dos novos conhecimentos, dos conteúdos curriculares, das metodologias escolhidas e da aprendizagem requerida aos alunos. Entretanto, a relação entre as concepções e a prática docente têm se mostrado contraditória (MALUCELLI, 2007). Para evitar distorções é preciso aproximar a escola do universo científico, de seu cotidiano e de seus sujeitos. Por sua vez, o cientista precisa abrir seus espaços e partilhar com a escola os conhecimentos revelados nos resultados de suas investigações. O objetivo deste trabalho foi promover a aproximação entre alunos e cientistas que jamais tiveram contato, por estarem geograficamente muito distantes uns dos outros, através de ações interativas por videoconferência. Participaram deste estudo 30 alunos do Curso Normal nível Médio de uma escola do interior, situada a uma distância de aproximadamente 120 km da cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa apresenta caráter aplicado, é descritiva e do ponto de vista de abordagem é considerada qualitativa. Para investigar a percepção dos alunos, utilizou-se uma entrevista semiestruturada antes e após a realização das intervenções. As pesquisadoras Amanda Santos de Souza e Dulce Gilson Mantuano, ambas da UFRJ, participaram em tempo real da atividade experimental por videoconferência, esclarecendo dúvidas e promovendo novas perguntas. Os dados sugerem a necessidade de intervenções no ambiente escolar que ofereçam aproximação entre universidade-cientistas-escola, especialmente para escolas distantes geograficamente dos grandes centros, a fim de diminuir a lacuna entre a comunidade científica e a escolar.
Palavras chave: Ensino de Ciências, Experimentação, Investigação, Videoconferência.
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