NA SALA DE AULA: O ENSINO DE FRAÇÕES A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Andreia Nakamura Bondezan Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Educação Básica, Histórico-cultural, Inclusão, Adição de frações, Deficiência visual.

Resumo

Com a inclusão escolar dos alunos com deficiências foram necessárias modificações no modo de ensinar e de adaptar os materiais utilizados em sala de aula. Desta forma, o presente artigo relata o trabalho realizado em um projeto de extensão universitária com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de soma de frações com denominadores distintos. Com a participação de adolescentes com deficiência visual foi preciso a utilização de instrumentos que permitissem o manuseio do todo e das partes para o estudo dessas frações. Utilizaram-se círculos fracionais, como recursos didáticos que contribuíram no processo de compreensão e resolução de alguns exercícios envolvendo a adição de frações. De acordo com a perspectiva Histórico-cultural o ensino precisa acontecer mediante as relações sociais e atender as especificidades da pessoa com deficiência, por isso, recursos diferenciados e caminhos alternativos são indispensáveis nesse processo. Conclui-se com esta pesquisa-ação que a fração é um conteúdo que os alunos apresentam dificuldades de compreensão necessitando, por vezes, da utilização de materiais concretos. O trabalho com os círculos fracionais possibilitou a manipulação das peças, a realização das somas e a socialização dos resultados encontrados em grupo, ou seja, a participação plena de alunos com ou sem deficiência visual. Desta forma, este recurso didático pode trazer contribuições significativas no trabalho dos professores da Educação Básica de modo que o ensino das frações ocorra com a inclusão dos envolvidos. Ressalta-se assim, a relevância na busca por estratégias e materiais distintos para que a aprendizagem seja uma realidade para todos os alunos.

Biografia do Autor

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Membro do Programa de Educação Especial da UNIOESTE. Participante do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Inclusão no Contexto de Fronteira. 

Andreia Nakamura Bondezan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora doutora do Centro de Educação, Letras e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Programa de Educação Especial da UNIOESTE. Vice lider do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Inclusão no Contexto de Fronteira. Trabalhos nas Áreas de Educação Especial e Prática de Ensino.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Klaus, V. L. C. de A., & Bondezan, A. N. (2019). NA SALA DE AULA: O ENSINO DE FRAÇÕES A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5120