ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA REALMENTE CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Ontologia, Filosofia da Educação Matemática, Alfabetização Matemática

Resumo

Este será um típico artigo de filosofia da Educação Matemática e que apresentaremos resultados parciais de uma pesquisa intitulada “O Ser da Modelagem em Educação Matemática: fundamentos crítico-ontológicos”. Nele procuraremos refletir sobre algumas questões pertinentes ao campo da Educação Matemática Critica, especialmente, três conceitos que são extremamente caros e importantes ao campo: alfabetização matemática, realidade e crítica. Nessa direção, a partir da metateoria bhaskariana e do referencial teórico marxista-lukásciano são empregadas reflexões que culminam na defesa de que uma alfabetização matemática crítica de fato é aquela que estiver tomado o real em primazia à cognição, o ontológico em primazia ao gnosiológico. Nessa defesa, o artigo discute o trabalho como conceito abstrato que vincula a possibilidade de um pôr teleológico em conjunto com as relações de causalidade da realidade, isto é, é a partir do conceito de trabalho que é possível estabelecer uma prática de alfabetização matemática realmente crítica. Assim, culminamos com a defesa de que uma alfabetização realmente crítica seja aquela que tome o ontológico em primazia ao gnosiológico, e para isso o trabalho é categoria fundamental.

Biografia do Autor

Guilherme Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológica, UFSC. Bolsista CAPES/PROEX.

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela UFSC. Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Wagner, G., & Silveira, E. (2020). ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA REALMENTE CRÍTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5175