RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE LETRAS DE MÚSICAS

Autores

  • Edison Garreta de Andrade Instituto Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação e Jovens e Adultos, Relações de Gênero, Tratamento da informação, Violência contra a mulher

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência envolvendo o eixo tratamento da informação, utilizando como tema gerador o enfrentamento à violência contra a mulher. Para esta experiência, letras de músicas brasileiras, de épocas distintas, que evidenciam os diversos tipos de violência que a mulher ainda sofre foram empregadas como texto base para as discussões. Para revisar conteúdos de cálculo de porcentagem e desenvolver a habilidade de análise gráficos, foram consultados gráficos com a mesma temática, relacionados ao conteúdo de cada letra de música trabalhada, com proposição de questões relacionadas a cada gráfico. Tal atividade foi realizada com alunos do último ciclo do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede municipal da cidade de Castanhal, PA. Mostramos ser possível à Matemática cumprir seu papel social fomentando discussões relevantes no âmbito de outras áreas do conhecimento e, a partir de questionamentos direcionados que propiciam a reflexão, gerar mudanças de posturas, ideias e concepções dos alunos.

Biografia do Autor

Edison Garreta de Andrade, Instituto Federal do Pará

Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade do Estado do Pará.

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará

Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Pará

Professor de Matemática na Prefeitura Municipal de Castanhal

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Andrade, E. G. de. (2019). RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE LETRAS DE MÚSICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5215