SIMULADOR FINANCEIRO EDUCACIONAL: RELAÇÃO ENTRE DINHEIRO E TEMPO

Autores

  • Alex Machado Leite Programa de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Liamara Scortegagna Programa de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Tecnologias na Educação, Simuladores Financeiros.

Resumo

O produto educacional em questão apresenta o desenvolvimento e implementação da tecnologia “Simulador Financeiro Educacional” (SFE), que prevê a realização de simulações financeiras mais próximas à realidade, uma vez que se compromete a produzir não só o valor final de uma aplicação financeira, mas propiciar uma discussão sobre a “relação entre dinheiro e o tempo”, informando o poder de compra do montante final a partir da inserção do fator inflação. Com o intuito de potencializar a implementação do SFE, foi desenvolvido um conjunto de tarefas, com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Lins (1994) e utilizado por Campos (2012). Essas se mostraram relevantes, pois despertaram os estudantes para o uso do SFE, simulando situações predefinidas ou mesmo outras criadas por eles. Como resultado, foi observado que, na opinião dos estudantes, a utilização do SFE se revelou como uma tecnologia atrativa, de manuseio intuitivo, que permite melhor visão do fenômeno em análise por exibir todos os itens que compõem o processo de simulação de forma clara e interativa. Além disso, o SFE permite acompanhar o processo simulatório, apresentando as operações geradoras de montantes do primeiro ao último mês de investimento. Desta forma, acreditamos que o SFE e o conjunto de tarefas possam ser utilizados por professores engajados no processo de ensino de Educação Financeira Escolar, levando seus alunos a refletirem sobre os mecanismos que regem os investimentos financeiros a partir de experimentações virtuais embasadas por conjecturas reais e, desse modo, contribuir para um processo de tomada de decisão financeira melhor fundamentado.

Biografia do Autor

Liamara Scortegagna, Programa de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Departamento de Ciência da Computação - DCC

Área: Tecnologias Educacionais

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Leite, A. M., & Scortegagna, L. (2019). SIMULADOR FINANCEIRO EDUCACIONAL: RELAÇÃO ENTRE DINHEIRO E TEMPO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5377