O IMPACTO DO USO DO MODELO 5-E DE APRENDIZAGEM BASEADA EM INVESTIGAÇÃO NA MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Sarah Beatriz Salvador Castro Faria Fundação Cecierj/ Consórcio CEDERJ Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0002-6639-0131
  • Daniel Fábio Salvador
  • Débora de Oliveira Batista
  • Hérica Patrícia de Oliveira Reis Simão

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Modelo 5-E, Ensino Investigativo

Resumo

A investigação e a experimentação são essenciais para a aprendizagem em Ciências. Atualmente não há como conceber ensino de Ciências que se baseie apenas em transmitir conceitos científicos já estabelecidos academicamente para os estudantes. A aprendizagem ativa tem o objetivo de levar o estudante a compreender e a descobrir conceitos por si mesmo utilizando investigação, observação, pesquisa, estudo, reflexão, troca de ideias com os colegas de classe, discussão com o professor e com os colegas e a crítica. O presente trabalho teve como objetivo a aplicação e avaliação de um modelo instrucional baseado em investigação (modelo 5-E), desenvolvido para apoiar o professor na construção de seus planos de aula. Tal modelo foi aplicado em 12 aulas realizadas com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental. O uso do modelo 5-E demonstrou ser algo de simples aplicação em sala de aula, proporcionando aumento na motivação, atenção, participação e colaboração de todos os estudantes que participaram desta pesquisa.

Biografia do Autor

Sarah Beatriz Salvador Castro Faria, Fundação Cecierj/ Consórcio CEDERJ Universidade Federal Fluminense (UFF)

Sou formada em Ciências Biológicas pela UENF/CEDERJ. Atualmente faço parte do programa de pós-graduação em Ciências e Biotecnologia da UFF (Universidade Federal Fluminensse). Onde realizo minha pesquisa em Ensino e Educação.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Faria, S. B. S. C., Salvador, D. F., Batista, D. de O., & Simão, H. P. de O. R. (2020). O IMPACTO DO USO DO MODELO 5-E DE APRENDIZAGEM BASEADA EM INVESTIGAÇÃO NA MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5635