TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE REELABORAÇÃO DISCURSIVA
Palavras-chave:
Textos de divulgação científica. Genética molecular. Livro didático. Reelaboração discursiva.Resumo
Os textos de Divulgação Científica (TDC) desempenham um papel importante na complementação do livro didático (LD) e são capazes de instigar a curiosidade de alunos sobre conteúdos científicos. Neste sentido, questionou-se que alterações podem ocorrer nos TDC quando são inseridos nos LDs de Biologia e que impactos estas possíveis modificações podem causar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as reelaborações discursivas entre os TDC presentes nas fontes originais e nos textos encontrados no LD de Biologia, tendo como temática a Genética Molecular. Doze textos foram selecionados e analisados com base nos acréscimos, eliminações, reordenações e substituições de informações. Os resultados indicaram que todos estes elementos da reelaboração foram utilizados, especialmente as eliminações. Apesar disso, estes TDC ainda ofereceram a possibilidade de gerar reflexões sobre a temática, além de cumprirem o papel proposto pela divulgação científica ao compartilhar os conhecimentos da ciência a nível social.Downloads
Publicado
2019-12-16
Como Citar
Miceli, B. S., & Rocha, M. B. (2019). TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE REELABORAÇÃO DISCURSIVA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5644
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.