ANÁLISE DIDÁTICA DE PRÁTICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Marcos Pavani Carvalho IF Sudeste MG https://orcid.org/0000-0002-6686-8406
  • Ruy Cesar Pietropaolo Universidade Anhanguera de São Paulo
  • José Fernandes Silva IF de Minas Gerais
  • Liliane Martinez Antonow IF Sudeste MG

Palavras-chave:

Idoneidade Didática, Análise Didática, Formação de professores de Matemática

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar práticas, em sala de aula, de futuros professores de Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da qual participaram cinco licenciandos A, B, C, D e E. Para a análise dos dados foram utilizados os critérios de idoneidade didática, com foco especial nas idoneidades epistêmica e interacional, as quais foram mais evidentes nas aulas observadas. Os resultados mostram que os futuros professores carecem de um planejamento sólido das aulas, bem como uma reflexão após lecioná-las. O uso constante de listas de exercícios e o pouco espaço de discussões sobre as atividades propostas em classe, mostra uma valorização excessiva da aula expositiva. A ausência de recursos materiais e pedagógicos para subsidiar a aprendizagem foi perceptível, fato que é consideração preocupante, pois o futuro professor necessita experienciar a escolha dos instrumentos de suas aulas. Todavia, ficou evidente que os futuros professores demonstraram atenção e respeito aos alunos, procurando estimulá-los a participar das aulas.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Carvalho, M. P., Pietropaolo, R. C., Silva, J. F., & Antonow, L. M. (2020). ANÁLISE DIDÁTICA DE PRÁTICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5965