O CONCEITO DE IDENTIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Identidade, Professores de matemática, Formação docenteResumo
O objetivo deste artigo foi apresentar o conceito de identidade a partir dos autores: Hall (2004), Ciampa (2007) e Dubar (2006), e dos autores que discutem a formação continuada, como Nóvoa (1992;1999); Veiga (2008); Cunha (2013), dentre outros, levando em consideração o conceito de identidade como possibilidade de contribuição nos processos de formação continuada de professores de matemática. A metodologia de abordagem qualitativa de pesquisa, utilizou-se como instrumento de produção das informações além dos estudos dos teóricos a realização de entrevistas e a aplicação de questionários com professores de matemática da rede pública municipal de educação da cidade de Belém sobre sua identidade profissional. O estudo identificou o perfil profissional dos professores de matemática, os motivos da escolha profissional, e as mudanças na concepção sobre a profissão ao longo do tempo o que reconfigura sua identidade profissional. Os resultados indicam que durante o processo de formação continuada a partir do estudo de si, o professor, habilita-se a melhor se compreender e a transformar-se, possibilita ainda modificar a prática docente. Os programas de formação continuada podem utilizar-se deste conceito para reformularem suas propostas, uma vez que investigar a identidade docente possibilita reflexão sobre os percursos formativos e de transformação dos conhecimentos e práticas docentes, crenças e concepções, relacionadas a atuação prática docente no ensino de matemática.
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