TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR POR MEIO DE ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO SINECT.

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Tecnologia no ensino. Revisão da literatura.

Resumo

O presente artigo aborda uma análise dos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT) referente às edições de 2009, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018. Por meio desta busca-se verificar como se mostram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em artigos publicados na área de Ensino de Matemática quanto aos níveis de ensino em que os trabalhos foram desenvolvidos, se os artigos discutem aplicações prática das TIC desenvolvidas em sala de aula na Educação Básica, e quais os recursos tecnológicos mais empregados. A pesquisa é bibliográfica e seguiu a abordagem mista quanti-qualitativa, para a qual os dados foram coletados por meio de pesquisas nos anais do SINECT e analisados a partir de categorizações. Os resultados apontam como recursos tecnológicos mais empregados em sala de aula os Softwares GeoGebra e Excel e pesquisas na internet, por meio dos quais foi abordado uma variedade de conteúdos perpassando os cinco campos: Números e Álgebra, Funções, Geometria, Tratamento da Informação e Grandezas e Medidas. Percebe-se ainda, que grande parte dos trabalhos são caracterizados como teóricos seguidos por trabalhos desenvolvidos no Ensino Superior, o que evidencia a necessidade da realização e divulgação de mais trabalhos com TIC em âmbito da Educação Básica.

Biografia do Autor

Samuel Francisco Huf, Universidade Tecnológica Federal da Paraná

Graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática PPGEN / UNICENTRO (2016). Doutorando em Ensino de Ciências e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal da Paraná.Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR.  

Viviane Barbosa de Souza Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2011). Mestranda no programa de Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua como professora de Matemática pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) desde 2011.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia: Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT). Editor Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT).

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007).Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT/UTFPR (2017). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Atua como professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estatual de Ponta Grossa.  

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Huf, S. F., Souza Huf, V. B. de, Pinheiro, N. A. M., Silva, S. de C. R. da, & Souza, G. F. de. (2025). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR POR MEIO DE ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO SINECT. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6381