TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR POR MEIO DE ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO SINECT.
Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Tecnologia no ensino. Revisão da literatura.Resumo
O presente artigo aborda uma análise dos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT) referente às edições de 2009, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018. Por meio desta busca-se verificar como se mostram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em artigos publicados na área de Ensino de Matemática quanto aos níveis de ensino em que os trabalhos foram desenvolvidos, se os artigos discutem aplicações prática das TIC desenvolvidas em sala de aula na Educação Básica, e quais os recursos tecnológicos mais empregados. A pesquisa é bibliográfica e seguiu a abordagem mista quanti-qualitativa, para a qual os dados foram coletados por meio de pesquisas nos anais do SINECT e analisados a partir de categorizações. Os resultados apontam como recursos tecnológicos mais empregados em sala de aula os Softwares GeoGebra e Excel e pesquisas na internet, por meio dos quais foi abordado uma variedade de conteúdos perpassando os cinco campos: Números e Álgebra, Funções, Geometria, Tratamento da Informação e Grandezas e Medidas. Percebe-se ainda, que grande parte dos trabalhos são caracterizados como teóricos seguidos por trabalhos desenvolvidos no Ensino Superior, o que evidencia a necessidade da realização e divulgação de mais trabalhos com TIC em âmbito da Educação Básica.
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