PEDAGOGAS (OS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOCENTES.
Palavras-chave:
Pedagogas no Ensino de Ciências, Prática Profissional Docente, Saberes docentes,Resumo
As experiências pedagógicas concretizadas na etapa inicial de escolarização suscitam inquietações relacionadas à formação e ao fazer docente e sua ligação com os processos de materialização do ensino de ciências. Este artigo é um recorte de uma pesquisa que buscou compreender a relação entre o projeto formativo de um curso de Pedagogia e a prática profissional de docentes egressas do referido curso, especificamente no que diz respeito ao Ensino de Ciências para anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos elucidar neste artigo como os saberes docentes, conforme apontamentos em Tardif (2014), se constituem e implicam na prática, no intuito de contribuir com reflexões acerca da formação inicial em Pedagogia em sua relação com o Ensino de Ciências. Para realização desta pesquisa de cunho qualitativo (FLICK, 2013), empregou-se procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (2010) para analisar os dados construídos a partir de entrevistas no formato de narrativas. A análise das narrativas identificou o reconhecimento da correlação entre os aspectos metodológicos construídos na formação inicial e vivenciados na prática, porém também indicou, a partir dos relatos que articularam o projeto formativo e a prática, a emergência de fragilidades apontadas pelas profissionais no que diz respeito às condições intelectuais para a abordagem de temas do campo da Ciências da Natureza. Portanto, este estudo pretendeu construir novos olhares para proposições que possam contribuir com a formação de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Downloads
Publicado
2022-10-30
Como Citar
SILVA, B. T. da, & Cassiano, K. F. D. (2022). PEDAGOGAS (OS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOCENTES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6441
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.