PEDAGOGAS (OS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOCENTES.

Autores

Palavras-chave:

Pedagogas no Ensino de Ciências, Prática Profissional Docente, Saberes docentes,

Resumo

As experiências pedagógicas concretizadas na etapa inicial de escolarização suscitam inquietações relacionadas à formação e ao fazer docente e sua ligação com os processos de materialização do ensino de ciências. Este artigo é um recorte de uma pesquisa que buscou compreender a relação entre o projeto formativo de um curso de Pedagogia e a prática profissional de docentes egressas do referido curso, especificamente no que diz respeito ao Ensino de Ciências para anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos elucidar neste artigo como os saberes docentes, conforme apontamentos em Tardif (2014), se constituem e implicam na prática, no intuito de contribuir com reflexões acerca da formação inicial em Pedagogia em sua relação com o Ensino de Ciências. Para realização desta pesquisa de cunho qualitativo (FLICK, 2013), empregou-se procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (2010) para analisar os dados construídos a partir de entrevistas no formato de narrativas. A análise das narrativas identificou o reconhecimento da correlação entre os aspectos metodológicos construídos na formação inicial e vivenciados na prática, porém também indicou, a partir dos relatos que articularam o projeto formativo e a prática, a emergência de fragilidades apontadas pelas profissionais no que diz respeito às condições intelectuais para a abordagem de temas do campo da Ciências da Natureza. Portanto, este estudo pretendeu construir novos olhares para proposições que possam contribuir com a formação de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Byanca Teles da SILVA, Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - Câmpus Inhumas)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas (2018). Bolsista de Iniciação científica pelo CNPq (Período vigente 2016/2017) vinculado ao projeto de pesquisa "Os Reflexos das Políticas Públicas de Diversidade e Inclusão na Rede Regular do Ensino Fundamental". Pós graduada (Latu sensu) em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Instituto Educacional HBF (2019). Cursando Pós Graduação Latu Sensu em Docência na Educação Básica e Profissional pelo IFG - Câmpus Inhumas.

Karla Ferreira Dias Cassiano, Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - Câmpus Inhumas)

Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação em Ciências e Matemática e licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) . É professora no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - Câmpus Inhumas), integrante do Grupo de pesquisas em Educação Ambiental da UFG e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências (NEPEC) no IFG, ambos registrados no CNPq. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Química e Políticas Educacionais.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

SILVA, B. T. da, & Cassiano, K. F. D. (2022). PEDAGOGAS (OS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOCENTES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6441