PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE UM PROCESSO FORMATIVO COM ENFOQUE CTS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Ciência-Tecnologia-Sociedade. Prática docente. Formação continuada de professores.Resumo
A formação continuada contribui para a evolução constante do trabalho docente e permite a construção de conhecimentos para transformar as práticas educativas, auxiliando também na superação das dificuldades encontradas em sala de aula. O objetivo desse estudo foi analisar as percepções dos professores sobre um processo formativo, a partir do enfoque CTS, para a prática docente. O processo formativo, foi realizado com docentes do Ensino Fundamental e Médio, em uma escola da rede pública, de Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS), mediado por oficinas pedagógicas, que contemplou o enfoque CTS no contexto escolar. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado, composto por duas questões, e posteriormente utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados demonstraram contribuições nas práticas docentes, associadas sobretudo a novas estratégias de ensino, que colaboraram para o desenvolvimento dos educadores, e favoreceram um ensino interdisciplinar e contextualizado. A formação continuada também indicou benefícios como a motivação e interação dos estudantes, assim favorecendo o ensino-aprendizagem. Sendo assim, faz-se como parte indispensável na formação de professores, propostas como o enfoque CTS no contexto escolar, visto que cooperou para o repensar sobre a formação, e beneficiou ações centradas em reflexões sobre a prática pedagógica.Downloads
Publicado
2023-12-14
Como Citar
Candido, V., Mendonça Menezes, K., Braz Carlan Rodrigues, C., & Chitolina Schetinger, M. R. (2023). PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE UM PROCESSO FORMATIVO COM ENFOQUE CTS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6600
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.