APRENDIZAGENS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DO CICLO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Ciclo Investigativo, Estratégias Pedagógicas, Formação Docente, Narrativas de Formação.Resumo
Este trabalho analisou aprendizagens de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir de sua primeira experiência com o ciclo investigativo para ensinar estatística. Nesse sentido, foi discutida a atividade em que oportuniza aos alunos a vivência com estatística, com desafios de aprendizagem para além dos propostos nos livros didáticos. Reconhece-se a necessidade de o professor ter conhecimento conceitual e pedagógico para viabilizar o trabalho. Portanto, para compor o referencial teórico do texto buscou-se apoio em Cazorla et al (2017), Lopes (2008) Wild e Pfannkuch (1999), para discutir o ensino de estatística nos anos iniciais a partir do Ciclo Investigativo; consideraram-se os documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1997) e BNCC (BRASIL, 2017), com suas orientações quanto ao ensino de estatística nos anos iniciais, dentre outras articulações teórico-empíricas. A partir da análise dos registros da professora acerca da atividade realizada, concluiu-se que o Ciclo Investigativo é uma estratégia pedagógica viável, pois propiciou à professora construção de conceitos estatísticos, com novo olhar para a as possibilidades de trabalhá-los em sala de aula; despertou na professora a percepção de diferentes momentos, onde deve assumir o protagonismo e onde deve propiciar que seus alunos o façam, possibilitando o desenvolvimento do seu pensamento estatístico.
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