O JOGO EXPEDIÇÃO ÁFRICA COMO PROPOSTA DE DESCOLONIZAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Palavras-chave:
Relações étnico-raciais, RPG, Produtos e processos educacionais, Formação inicial de professores.Resumo
O presente trabalho apresenta um Produto Educacional, um jogo do tipo “Role Playing Game” (RPG), elaborado por um grupo de futuros professores de um curso de licenciatura Ciências Biológicas e aplicado, de modo remoto, em meio a pandemia da Covid 19, em uma disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia de uma Universidade Pública paulista. Os licenciandos foram instados a desenvolver práticas insurgentes que abordassem as realidades do racismo e do apagamento da cultura, da ciência, da tecnologia e da história dos povos africanos e da diáspora. O produto elaborado pelos futuros professores teve como objetivo promover a superação de estereótipos de inferioridade e a valorização da diversidade étnico-racial presente na sociedade através do estudo da cultura de matriz africana Iorubá, levando em consideração a organização social, religião e arte, bem como alguns aspectos específicos da evolução humana, como a origem africana da humanidade e a formação do grupo étnico-racial Iorubá. O produto é aplicável, foi aplicado e está disponível para ser replicado e tem possibilidades não apenas para auxiliar o estudante da escola de educação básica na distinção entre fatores biológicos e culturais presentes nessa complexa história evolutiva, bem como desenvolver uma perspectiva crítica a respeito do racismo e do eurocentrismo, na medida em que as plataformas pesquisadas para desenvolvimento do design do jogo desconsideram o bioma africano como possível palco de aventuras.Downloads
Publicado
2022-10-30
Como Citar
Ulian, M. H. S., Bin, R. S., Oliveira, M. Y., Gomes, V. M., & Oliveira, R. R. (2022). O JOGO EXPEDIÇÃO ÁFRICA COMO PROPOSTA DE DESCOLONIZAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7161
Edição
Seção
Produtos Educacionais
Licença
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