O JOGO EXPEDIÇÃO ÁFRICA COMO PROPOSTA DE DESCOLONIZAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Marcelo Henrique Santana Ulian Afiliação: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCAV-UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil. CEP.:14884-900 [email protected] (Departamento de Economia, Administração e Educação)
  • Renan Souza Bin Afiliação: Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, Departamento de Bioquímica e Imunologia-Prédio Central. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FMRP-USP. Av. Bandeirantes, 3900 Monte Alegre, Ribeirão Preto/SP CEP 14049-900 https://orcid.org/0000-0001-5008-9515
  • Mateus Yan Oliveira Afiliação: Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil – CEP 79070-900 – [email protected] (Instituto de Biociências, Setor Zoologia). https://orcid.org/0000-0002-3741-785X
  • Vinícius Miguel Gomes Afiliação: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCAV-UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil. CEP.:14884-900 [email protected] (Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal) https://orcid.org/0000-0002-9794-685X
  • Rosemary Rodrigues Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-1349-659X

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, RPG, Produtos e processos educacionais, Formação inicial de professores.

Resumo

O presente trabalho apresenta um Produto Educacional, um jogo do tipo “Role Playing Game” (RPG), elaborado por um grupo de futuros professores de um curso de licenciatura Ciências Biológicas e aplicado, de modo remoto, em meio a pandemia da Covid 19, em uma disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia de uma Universidade Pública paulista. Os licenciandos foram instados a desenvolver práticas insurgentes que abordassem as realidades do racismo e do apagamento da cultura, da ciência, da tecnologia e da história dos povos africanos e da diáspora. O produto elaborado pelos futuros professores teve como objetivo promover a superação de estereótipos de inferioridade e a valorização da diversidade étnico-racial presente na sociedade através do estudo da cultura de matriz africana Iorubá, levando em consideração a organização social, religião e arte, bem como alguns aspectos específicos da evolução humana, como a origem africana da humanidade e a formação do grupo étnico-racial Iorubá. O produto é aplicável, foi aplicado e está disponível para ser replicado e tem possibilidades não apenas para auxiliar o estudante da escola de educação básica na distinção entre fatores biológicos e culturais presentes nessa complexa história evolutiva, bem como desenvolver uma perspectiva crítica a respeito do racismo e do eurocentrismo, na medida em que as plataformas pesquisadas para desenvolvimento do design do jogo desconsideram o bioma africano como possível palco de aventuras.

Biografia do Autor

Marcelo Henrique Santana Ulian, Afiliação: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCAV-UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil. CEP.:14884-900 [email protected] (Departamento de Economia, Administração e Educação)

Licenciado em Ciências Biológicas (2020) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP Jaboticabal-SP. Atualmente é professor de Ciências Físicas e Biológicas da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Atua nos seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia. sexualidade e gênero; educação para as relações étnico-raciais.

Renan Souza Bin, Afiliação: Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, Departamento de Bioquímica e Imunologia-Prédio Central. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FMRP-USP. Av. Bandeirantes, 3900 Monte Alegre, Ribeirão Preto/SP CEP 14049-900

Licenciado em Ciências Biológicas (2020) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP Jaboticabal-SP. Mestrando, no Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, no Laboratório de Imunoparasitologia e Vacinologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Atua nos seguintes temas Ensino de Ciências e Biologia, Imunologia; Vacinologia.

Mateus Yan Oliveira, Afiliação: Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil – CEP 79070-900 – [email protected] (Instituto de Biociências, Setor Zoologia).

Licenciado em Ciências Biológicas (2020) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP Jaboticabal-SP. Mestrando em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Campo Grande - MS. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Ecologia, Comportamento, Mastozoologia, Xenarthra e Espécies Invasoras.

Vinícius Miguel Gomes, Afiliação: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCAV-UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil. CEP.:14884-900 [email protected] (Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal)

Licenciado em Ciências Biológicas (2020) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP Jaboticabal-SP, onde foi aluno bolsista da CAPES no Departamento de Economia, Administração e Educação, participando do projeto de Núcleo de Ensino (2018 – 2019). Atualmente é bolsista CNPQ no Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, com ênfase em Fisiologia Comparada.

Rosemary Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP). Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação (FCAV/UNESP), e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos (UNESP Ilha Solteira/São José do Rio Preto/Jaboticabal). Atua nos seguintes temas: formação de professores; ensino de Ciências e Biologia; sexualidade e gênero; educação para as relações étnico-raciais. [email protected]

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

Ulian, M. H. S., Bin, R. S., Oliveira, M. Y., Gomes, V. M., & Oliveira, R. R. (2022). O JOGO EXPEDIÇÃO ÁFRICA COMO PROPOSTA DE DESCOLONIZAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7161