UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SENHOR DO BONFIM - BA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Jogos Didáticos, Recursos Didáticos.Resumo
O uso de jogos didáticos no Ensino de Ciências da Natureza constitui-se como uma ferramenta valiosa, pois pode favorecer a participação ativa e a aprendizagem dos educandos. Este trabalho teve como objetivos identificar as concepções dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Senhor do Bonfim-BA, que atuam na área de Ciências da Natureza, acerca da utilização de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, também, verificar se esses docentes utilizam os jogos didáticos nas suas aulas de Ciências, como esses são aplicados, os desafios encontrados na utilização desses e as percepções dos docentes acerca dos impactos da aplicação dos jogos didáticos durante aulas de Ciências. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa, 20 (vinte) professores de Ciências da Natureza das escolas municipais de Senhor do Bonfim-BA. Como instrumento para a coleta de dados, utilizou-se um questionário misto com vinte questões, elaboradas no aplicativo Google Formulários. Para a análise dos dados foram utilizadas as respostas às questões do questionário e de categorias elaboradas a posteriori, a partir de relatos dos professores envolvidos na pesquisa. Os resultados demonstraram que 95% dos professores concordam que a utilização de jogos didáticos favorece a aprendizagem dos alunos, contudo, apenas 45% declararam utilizar esses jogos nas aulas de Ciências. Desses, 100% afirmaram que os alunos demonstraram mais interesse e maior aprendizagem dos conteúdos. Concluindo, apesar das potencialidades que os jogos trazem para as aulas, muitos professores ainda não utilizam esse recurso para facilitar o ensino-aprendizagem de Ciências.
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