A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

Palavras-chave:

Práticas, Ensino Fundamental II, Educação Ambiental.

Resumo

A educação ambiental pode ser entendida como meio de compreensão de comportamentos sociais voltados ao ambiente e servir como ferramenta no ordenamento de políticas públicas que sensibilizem e despertem posturas ambientalmente responsáveis da sociedade. É importante que aspectos legais que constituem a educação abordem essa temática. Desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar como a Educação Ambiental está presente no Referencial Curricular Amazonense – RCA destinado ao Ensino Fundamental II, visto que o RCA é o norteador no desenvolvimento das práticas pedagógicas no estado do Amazonas desde de 2019. Portanto, foi possível verificar que apesar de singela, as menções a Educação Ambiental no RCA, está presente de forma interdisciplinar e contínua ao longo das séries que conferem o Ensino Fundamental II. No entanto, em se tratando do Amazonas, um estado que por vezes é confundido com a Floresta Amazônica – a maior do mundo – não se deveria ser mais enfático no que tange aspectos ligados a conservação, preservação e uso consciente de seus recursos?

Biografia do Autor

Matheus Mendes Nina, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAAUniversidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduando em Licenciatura em Ciencias: Biologia e Quimica 

Crisna Pereira dos Santos, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduanda em Licenciatura em Ciências: Biologia e Quimica

Sthefanie Félix da Rocha, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduanda em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química

Rúbia Darivanda da Silva Costa, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA Universidade Federal do Amazonas - UFAM

2 Docente adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente- IEAA, Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015).

Euricléia Gomes Coelho, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Docente adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente- IEAA, Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2021). Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2003).

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Nina, M. M., dos Santos, C. P., da Rocha, S. F., Costa, R. D. da S., & Coelho, E. G. (2024). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7320