TESSITURAS E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INCENTIVO AO APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Política Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar indícios de contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores para o ensino de Matemática, discutindo o programa como possibilidade formativa no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. Trata-se de um estudo desenvolvido sob pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, constituindo-se em estudo de caso, cujos dados foram obtidos mediante análise documental. Tomou-se como ponto de partida o resgate de registros escritos em relatórios finais de atividades do programa referentes aos anos de 2016 e 2017, submetidos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que o PIBID propicia melhor compreensão de processos pedagógicos, transcendendo a possibilidade de inserção do licenciando no contexto escolar. Potencializa o desenvolvimento de saberes que vão além da capacidade de ensinar conteúdos matemáticos, cooperando para a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos metodológicos que ajudam o licenciando a constituir-se professor.

Biografia do Autor

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE campus Cedro

Doutor em Educação (UNIMEP). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciando em Pedagogia e em Matemática. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE campus Cedro. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem.

Brenda Maria Vieira Gonçalves

Licenciada em Matemátida pelo IFCE campus Cedro. Professora do município de Crato-CE. Membro do Grupo Interdisicplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA)

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Lima, F. J. de, & Gonçalves, B. M. V. (2024). TESSITURAS E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INCENTIVO AO APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7497