A NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO E A EPISTEMOLOGIA DE THOMAS KUHN

Autores

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Ensino de Ciências, Thomas Kuhn

Resumo

Um dos objetivos do Ensino de Ciências atualmente é construir maneiras que facilitem a aprendizagem sobre a Natureza da Ciência. Criado para facilitar a inclusão da Natureza da Ciência no ensino, a Visão Consensual da Natureza da Ciência é composta por diversas listas de aspectos presentes na construção do conhecimento científico com o objetivo de servir como o mínimo do que os estudantes deveriam saber sobre a ciência. Pesquisas apontam que para a aprendizagem eficaz destes aspectos, o professor deve utilizar de uma abordagem explícita-reflexiva, no qual não somente apresenta os aspectos de maneira direta, mas faz com que os estudantes reflitam sobre eles. Este artigo tem como objetivo apresentar uma relação clara entre aspectos da Natureza da Ciência e a epistemologia de Thomas Kuhn, considerada uma das obras mais influentes da Filosofia da Ciência no século XX. Os conceitos kuhnianos podem servir como referencial teórico para a apresentação das características da ciência, além da geração de questões para discussão. A relação proposta neste artigo possui implicações para o ensino e formação de professores, visto a necessidade de substituir concepções ingênuas sobre a ciência, que são transmitidas para os estudantes por meio das práticas educativas, por aspectos mais informados.

Biografia do Autor

Italo Zanatelli Costa Lima, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestrando em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM)

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Lima, I. Z. C., & Lannes, W. (2024). A NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO E A EPISTEMOLOGIA DE THOMAS KUHN. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7578