GAMIFICAÇÃO NO GEOGEBRA

Recurso Educacional Digital para o ensino e aprendizagem de Funções do Segundo Grau

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, GeoGebra, Educação Matemática, Gamificação, Funções do Segundo Grau

Resumo

Os recursos tecnológicos estão presentes no cotidiano das pessoas edesdecedosãoutilizadosemanipulados.Noambienteeducacional,vêmganhando espaço e auxiliando o processo de ensino. Ferramentas tecnológicas como o software GeoGebra são importantes para compreensão de conteúdos matemáticos, onde normalmente há muitas resistências e/ou dificuldades. Porém, um dos maiores desafios é tornar o software GeoGebra mais atrativo e lúdico para os alunos. Assim, buscamos na Gamificação uma aliada para tal ação. Dessa forma, o objetivodesse trabalho é apresentar um recurso educacional digital gamificado nosoftware GeoGebra. O recurso foi desenvolvido no âmbito do (removido para“blind review”) e, busca incentivar a aprendizagem de Funções doSegundoGrau,utilizando-sedeumsoftwareparaamanipulaçãoevisualizaçãodegráficos, proporcionando maior dinamicidade e interatividade, de modo a conduzir o aluno ao centro da atividadeAgamificaçãofoipensadavisandoofereceraoGeoGebra uma interface de maior usabilidade e atratividade solidificando oconhecimentona área.

Biografia do Autor

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Ciência da Computação - DCC

Área: Tecnologias Educacionais

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Dias, I. H., Scortegagna, L., Barrére, E., & David, J. M. N. (2024). GAMIFICAÇÃO NO GEOGEBRA: Recurso Educacional Digital para o ensino e aprendizagem de Funções do Segundo Grau. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7797