A INTERTEXTUALIDADE NA PROMOÇÃO DA LEGIBILIDADE TEXTUAL
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar a influência da intertextualidade na promoção da legibilidade textual e refletir como o ensino da leitura pode ser instigante, quando trabalhamos com diversidades de textos que circulam e que dialogam entre si. Dessa forma, a legibilidade de um texto estará atrelada à história de leitura do sujeito-leitor que, por meio das habilidades de leitura e da retomada do já-dito, consegue atribuir sentido ao que lê. Para subsidiar a nossa discussão, dialogamos com os seguintes autores: Barthes (1974); Bakhtin (1974); Darton (1986); Foucault (1996); Gregolin (2003); Grivel (1973); Genette (1968); Jenny (1976); Orlandi (1999), a fim de refletirmos sobre a influência da intertextualidade nas práticas de leitura. Assim, pudemos observar o quanto é importante compreendermos um texto através da leitura de outros. A partir dos resultados dessa pesquisa, concluímos que precisamos ser leitores assíduos e que, portanto, teremos mais referências discursivo-textuais a serem atualizadas em cada ato de leitura, fazendo-nos entender o(s) sentido(s) do(s) texto(s).
Palavras–chave: Legibilidade textual; Leitura; Sentido e Sujeito/Professor