A INTERTEXTUALIDADE NA PROMOÇÃO DA LEGIBILIDADE TEXTUAL

Autores

  • José Aroldo Silva PMBoqueirão

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a influência da intertextualidade na promoção da legibilidade textual e refletir como o ensino da leitura pode ser instigante, quando trabalhamos com diversidades de textos que circulam e que dialogam entre si. Dessa forma, a legibilidade de um texto estará atrelada à história de leitura do sujeito-leitor que, por meio das habilidades de leitura e da retomada do já-dito, consegue atribuir sentido ao que lê. Para subsidiar a nossa discussão, dialogamos com os seguintes autores: Barthes (1974); Bakhtin (1974); Darton (1986); Foucault (1996); Gregolin (2003); Grivel (1973); Genette (1968); Jenny (1976); Orlandi (1999), a fim de refletirmos sobre a influência da intertextualidade nas práticas de leitura.  Assim, pudemos observar o quanto é importante compreendermos um texto através da leitura de outros. A partir dos resultados dessa pesquisa, concluímos que precisamos ser leitores assíduos e que, portanto, teremos mais referências discursivo-textuais a serem atualizadas em cada ato de leitura, fazendo-nos entender o(s) sentido(s) do(s) texto(s).

Palavras–chave: Legibilidade textual; Leitura; Sentido e Sujeito/Professor                                

Biografia do Autor

José Aroldo Silva, PMBoqueirão

Letras

Linguística, Litetarura, Estudos Culturais

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

Silva, J. A. (2016). A INTERTEXTUALIDADE NA PROMOÇÃO DA LEGIBILIDADE TEXTUAL. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, (40). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/1410

Edição

Seção

Artigos