O Objeto do Desejo Virtual: seduzindo na NET

Autores

  • Beatriz Orlandini Gama e Silva

Resumo

Combinando-se instrumentos da análise da composição textual com a especificidade das análises dos gêneros e da linguagem da avaliação, a pesquisa apresentará uma proposta para a categorização de perfis em sites de encontros como um subgênero digital de facto, pertencente à colônia dos gêneros promocionais. Os textos autodescritivos serão considerados eventos comunicativos socialmente dependentes e intencionais (Martin, 1985; Bhatia, 1993, Hoey, 2001), do modo ostensivo (Tanaka, 1999), cuja construção funcional assemelha-se àquela da oferta/produto, promovendo incentivo e sedução através de estratégias discursivas de autopromoção. A análise do corpus será realizada a partir dos movimentos retóricos e táticas conversacionais que permeiam o discurso do gênero promocional, mapeando-se, dessa forma, os macro- e micro-padrões, assim como os recursos semântico-discursivos, presentes na estrutura atípica desse tipo emergente de hipertexto.

Palavras-chave: gênero promocional; movimentos retóricos; macro-estruturas

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Como Citar

Silva, B. O. G. e. (2007). O Objeto do Desejo Virtual: seduzindo na NET. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 6(22). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/345