O Objeto do Desejo Virtual: seduzindo na NET
Resumo
Combinando-se instrumentos da análise da composição textual com a especificidade das análises dos gêneros e da linguagem da avaliação, a pesquisa apresentará uma proposta para a categorização de perfis em sites de encontros como um subgênero digital de facto, pertencente à colônia dos gêneros promocionais. Os textos autodescritivos serão considerados eventos comunicativos socialmente dependentes e intencionais (Martin, 1985; Bhatia, 1993, Hoey, 2001), do modo ostensivo (Tanaka, 1999), cuja construção funcional assemelha-se àquela da oferta/produto, promovendo incentivo e sedução através de estratégias discursivas de autopromoção. A análise do corpus será realizada a partir dos movimentos retóricos e táticas conversacionais que permeiam o discurso do gênero promocional, mapeando-se, dessa forma, os macro- e micro-padrões, assim como os recursos semântico-discursivos, presentes na estrutura atípica desse tipo emergente de hipertexto.
Palavras-chave: gênero promocional; movimentos retóricos; macro-estruturas