TRABALHANDO O PROCESSO INFERENCIAL ATRAVÉS DE CHARGES EM TURMA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Patricia Roberta da Silva Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte
  • Thai­s Franca Rigueira Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte

Palavras-chave:

Inferência, Conhecimento cognitivo, Compreensão leitora

Resumo

Essa pesquisa objetiva investigar qual o nível de inferência de uma turma de alunos do nono ano de uma escola de caráter particular, observando como acontece esse processo de compreensão leitora através de duas charges previamente escolhidas para aplicação da atividade. Utilizando os conceitos de inferência estudados por Coscarelli (2002), Ferreira e Dias (2004), Guaresi (2009), Oliveira (2014) e Marcuschi (2007), que também propõe o conhecimento cognitivo no processo inferencial. A pesquisa tem natureza metodológica com base qualitativa, buscando o aprofundamento da compreensão sobre o assunto exposto acerca da turma selecionada, tendo como corpus a seleção de doze análises de alunos, dividindo três questões sobre cada charge proposta, observando como eles conseguem inferir seu conhecimento cognitivo para além do que está sendo mostrado na atividade. Através dessa análise, podemos verificar a necessidade de trabalhar com mais afinco e diversidade esse tipo de gênero com os alunos.

Biografia do Autor

Patricia Roberta da Silva, Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte

Possui Licenciatura em Letras, com habilitação para português, inglês e suas respectivas literaturas

Possui técnico em Tradução e Interpretação em LIBRAS

Curso de Especialização em Linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa em andamento

 

Thai­s Franca Rigueira, Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte

Possui Licenciatura em Letras, com habilitação para Português, Inglês e suas respectivas literaturas

Curso de  Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa em andamento

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

da Silva, P. R., & Rigueira, T. F. (2019). TRABALHANDO O PROCESSO INFERENCIAL ATRAVÉS DE CHARGES EM TURMA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 21(47). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4348

Edição

Seção

Artigos