TRABALHANDO O PROCESSO INFERENCIAL ATRAVÉS DE CHARGES EM TURMA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Inferência, Conhecimento cognitivo, Compreensão leitoraResumo
Essa pesquisa objetiva investigar qual o nível de inferência de uma turma de alunos do nono ano de uma escola de caráter particular, observando como acontece esse processo de compreensão leitora através de duas charges previamente escolhidas para aplicação da atividade. Utilizando os conceitos de inferência estudados por Coscarelli (2002), Ferreira e Dias (2004), Guaresi (2009), Oliveira (2014) e Marcuschi (2007), que também propõe o conhecimento cognitivo no processo inferencial. A pesquisa tem natureza metodológica com base qualitativa, buscando o aprofundamento da compreensão sobre o assunto exposto acerca da turma selecionada, tendo como corpus a seleção de doze análises de alunos, dividindo três questões sobre cada charge proposta, observando como eles conseguem inferir seu conhecimento cognitivo para além do que está sendo mostrado na atividade. Através dessa análise, podemos verificar a necessidade de trabalhar com mais afinco e diversidade esse tipo de gênero com os alunos.