VULNERABILIDADES NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Ensino Fundamental, Vulnerabilidades.

Resumo

Este trabalho busca compreender como as políticas públicas educacionais agem na educação fundamental, tendo a escola como ambiente privilegiado da ação de tais políticas. Aqui trabalhamos com uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Os resultados mostram que as políticas públicas para a educação brasileira não são integralmente eficazes para as escolas do ensino fundamental, resultando em vulnerabilidade educacional para os que necessitam de tais escolas.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Adriana Feitosa Freire, Universidade Federal do Tocantins - UFT

2Mestranda em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFT); Especialista em Educação Ambiental (IBPEX-PR) e Enfermagem do Trabalho (UNIRG-TO); Graduada em Ciências Biológicas (FAFOPAPE) e Bacharelado em Enfermagem (ITPAC-TO).

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

Rodrigues, W., & Freire, A. F. (2019). VULNERABILIDADES NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 20(46), 140–154. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5182

Edição

Seção

Artigos