VULNERABILIDADES NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores/as

Palabras clave:

Políticas Públicas Educacionais, Ensino Fundamental, Vulnerabilidades.

Resumen

Este trabalho busca compreender como as políticas públicas educacionais agem na educação fundamental, tendo a escola como ambiente privilegiado da ação de tais políticas. Aqui trabalhamos com uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Os resultados mostram que as políticas públicas para a educação brasileira não são integralmente eficazes para as escolas do ensino fundamental, resultando em vulnerabilidade educacional para os que necessitam de tais escolas.

Biografía del autor/a

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Adriana Feitosa Freire, Universidade Federal do Tocantins - UFT

2Mestranda em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFT); Especialista em Educação Ambiental (IBPEX-PR) e Enfermagem do Trabalho (UNIRG-TO); Graduada em Ciências Biológicas (FAFOPAPE) e Bacharelado em Enfermagem (ITPAC-TO).

Publicado

2019-02-22

Cómo citar

Rodrigues, W., & Freire, A. F. (2019). VULNERABILIDADES NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 20(46), 140–154. Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5182

Número

Sección

Artigos