ESCRITURAS DRAMATÚRGICAS DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE: JULIANA PARTYKA E PATRÍCIA KAMIS

Autores

  • Sumara Gomes Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Lourdes Kaminski Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Dramaturgia, autoria feminina, autorias paranaenses, temáticas da (re) existência, contemporaneidade.

Resumo

Neste artigo refletimos sobre escrituras dramatúrgicas de autoria feminina paranaense, a partir das obras Desterra (2016), Krio (2018) e O Velho (2017), de Juliana Partyka; Atman (2011), Fractal (2010), e Tempestade de Areia (2010), de Patrícia Kamis. As análises dos textos dramatúrgicos respaldam-se em conceitos e apontamentos sobre a dramaturgia contemporânea, principalmente, nas obras Ler o teatro contemporâneo, de Jean-Pierre Rynagert (1998), Para ler o teatro, de Anne Ubersfeld (2005) e Teatro pós-dramático, de Hans-Thies Lehmann (2007), bem como a obra Um teatro da Mulher, de Elza Cunha de Vincenzo (1992), que traça um panorama da escrita dramatúrgica da mulher brasileira nos anos 1960. Consideramos que tal aporte teórico crítico contribui para dar visibilidade às dramaturgias aqui elencadas, colocando-as ao lado de outras vozes femininas que se dedicaram ao ofício da escritura dramatúrgica como lugar de re(existência).

Biografia do Autor

Sumara Gomes, Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, 2007. Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - 2021 e membro do grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens, do PPGL/UNIOESTE e participante do grupo de leitura do Núcleo de Estudos Comparados e Pesquisas em Literatura, Cultura, História e Memória na América Latina, articulado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atriz, dramaturga, diretora teatral, roteirista, professora de interpretação, análise dramatúrgica e história do teatro, contadora de histórias, mediadora de leitura, oficineira das linguagens teatrais. Atua há mais de 30 anos na área, com experiência de mais de 10 anos no ensino do teatro, sendo 7 anos na docência do ensino técnico em teatro, pós-médio, Foi co-idealizadora da Revista Argumento, periódico virtual da Academia de Artes Cênicas Cena Hum. Idealizadora do Festival Sete Cenas, que incentiva a produção dramatúrgica e o exercício da direção teatral pelos alunos da mesma instituição. Escritora de histórias para crianças e contos infantis e adultos. Atualmente é professora e coordenadora do Curso Técnico em Teatro do Colégio Eleodoro Ébano Pereira, em Cascavel - PR, e colabora com instituições, grupos e coletivos da cidade e de outros municípios, como orientadora das linguagens cênicas. Registro profissional no Ministério do Trabalho, desde 2008, com o DRT 23485

Lourdes Kaminski Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente no Curso de Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 1989, onde se aposentou como Professor Associado em dezembro de 2018. Atualmente, permanece como pesquisador Sênior CNPq, atuando na pós-graduação da mesma instituição em atividades de ensino e pesquisa. Atua nos campos de estudos: Literatura Comparada. Literatura e Dramaturgia Brasileira. Literatura Clássica e Estudos Intermídias, Ensaísmo crítico literário no Brasil e América Latina, pós 1970.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Gomes, S., & Alves, L. K. (2021). ESCRITURAS DRAMATÚRGICAS DE AUTORIA FEMININA PARANAENSE: JULIANA PARTYKA E PATRÍCIA KAMIS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 25(51), 26–47. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6955

Edição

Seção

Dossiê temático: Teatro e Dramaturgia em tempos de crise