OS PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS.

Autores

  • Patrícia Rodrigues Rocha Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO https://orcid.org/0000-0003-4130-0504
  • Márcia Vales Ferreira Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Palavras-chave:

pandemia de Covid-19, TDIC, práticas inovadoras.

Resumo

Neste artigo refletimos sobre as práticas docentes no contexto da pandemia de Covid-19, em especial na utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nas aulas remotas e no retorno ao ensino presencial. O trabalho teve como metodologia a pesquisa qualitativa de desenvolvimento teórico, utilizando autores como Arruda e Hessel (2021), Cipriani, Moreira e Carius (2021), Nóvoa e Alvim (2021), Pereira e Barros (2020). As reflexões propostas foram entrelaçadas com conceitos de Bauman (2004, 2001, 1998) e Castells (2003). Os resultados apontam complexidades e desafios acerca da utilização das TDIC nas práticas docentes, que entendemos ser um processo de construção de conhecimentos específicos para otimizar o fazer docente. Concluímos serem necessárias políticas públicas de formação docente que suscitam a utilização das TDIC, de maneira que a reflexão entre pares, leve à realização de práticas inovadoras para um ensino de qualidade e sucesso dos estudantes.

 

Palavras-chave: pandemia de Covid-19; TDIC; práticas inovadoras.

Biografia do Autor

Patrícia Rodrigues Rocha, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - PPGHCA - UNIGRANRIO.

Márcia Vales Ferreira, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - PPGHCA - UNIGRANRIO.

Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - PPGHCA - UNIGRANRIO

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Rocha, P. R., Ferreira, M. V., & Reis, H. M. M. de S. (2022). OS PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 39–51. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7389

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise