OS PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS.
Palavras-chave:
pandemia de Covid-19, TDIC, práticas inovadoras.Resumo
Neste artigo refletimos sobre as práticas docentes no contexto da pandemia de Covid-19, em especial na utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nas aulas remotas e no retorno ao ensino presencial. O trabalho teve como metodologia a pesquisa qualitativa de desenvolvimento teórico, utilizando autores como Arruda e Hessel (2021), Cipriani, Moreira e Carius (2021), Nóvoa e Alvim (2021), Pereira e Barros (2020). As reflexões propostas foram entrelaçadas com conceitos de Bauman (2004, 2001, 1998) e Castells (2003). Os resultados apontam complexidades e desafios acerca da utilização das TDIC nas práticas docentes, que entendemos ser um processo de construção de conhecimentos específicos para otimizar o fazer docente. Concluímos serem necessárias políticas públicas de formação docente que suscitam a utilização das TDIC, de maneira que a reflexão entre pares, leve à realização de práticas inovadoras para um ensino de qualidade e sucesso dos estudantes.
Palavras-chave: pandemia de Covid-19; TDIC; práticas inovadoras.