Retratos de meninas e de mulheres negras: afeto e pertencimento na literatura infantil

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Palavras-chave:

Palavras-chave, meninas e mulheres negras, literatura infantil

Resumo

Neste trabalho, o objetivo central é analisar a representação da infância nas obras que delineiam imagens de meninas e de mulheres negras, destinadas ao público infantil, com recorte para as relações afetivas. A compreensão dessas representações da literatura afro-brasileira permite vislumbrar o híbrido cultural de que faz parte a produção artística brasileira, nem sempre considerado nos estudos literários e nos espaços de legitimação - a educação básica, superior, crítica acadêmica, mercado editorial, feiras, festivais literários, mídias, entre outros. Destacam-se, neste artigo, duas obras: Aconteceu na escola – um dia de princesa, de Anna Claudia Ramos e Sandra Pina (2012) e Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta, de Sonia Rosa (2013), ilustrações de Luciana Justiniani Hees para análise detida das relações entre afeto, identidade e pertencimento. Para a discussão teórica foram selecionados ensaios provenientes dos estudos literários e críticos sobre literatura afro-brasileira, representações negras e identidade, como Stuart Hall (2014, 2016) e Eduardo de Assis Duarte (2011); da crítica escrita por mulheres negras, no que se refere ao afeto, com destaque para Sonia Rosa (2017) e Ana Cláudia Lemos Pacheco (2013) e estudos da área da psicologia.

Biografia do Autor

Maria Carolina de Godoy, Universidade Estadual de Londrina/CNPq Bolsista Produtividade 2 CNPq

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura afro-brasileira, difusão digital de obras literárias, redes e literatura infantojuvenil. É pesquisadora visitante do PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ desde 2012. Participa do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL. Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e líder do diretório de pesquisa do CNPq "Literatura afro-brasileira e sua divulgação em rede". Bolsista Produtividade 2 CNPq

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Publicado

2023-04-17

Como Citar

de Godoy, M. C. (2023). Retratos de meninas e de mulheres negras: afeto e pertencimento na literatura infantil. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 28(54), 44–62. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7589

Edição

Seção

Dossiê temático: Literatura negra feminina brasileira no século 21