Retratos de meninas e de mulheres negras: afeto e pertencimento na literatura infantil
Palavras-chave:
Palavras-chave, meninas e mulheres negras, literatura infantilResumo
Neste trabalho, o objetivo central é analisar a representação da infância nas obras que delineiam imagens de meninas e de mulheres negras, destinadas ao público infantil, com recorte para as relações afetivas. A compreensão dessas representações da literatura afro-brasileira permite vislumbrar o híbrido cultural de que faz parte a produção artística brasileira, nem sempre considerado nos estudos literários e nos espaços de legitimação - a educação básica, superior, crítica acadêmica, mercado editorial, feiras, festivais literários, mídias, entre outros. Destacam-se, neste artigo, duas obras: Aconteceu na escola – um dia de princesa, de Anna Claudia Ramos e Sandra Pina (2012) e Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta, de Sonia Rosa (2013), ilustrações de Luciana Justiniani Hees para análise detida das relações entre afeto, identidade e pertencimento. Para a discussão teórica foram selecionados ensaios provenientes dos estudos literários e críticos sobre literatura afro-brasileira, representações negras e identidade, como Stuart Hall (2014, 2016) e Eduardo de Assis Duarte (2011); da crítica escrita por mulheres negras, no que se refere ao afeto, com destaque para Sonia Rosa (2017) e Ana Cláudia Lemos Pacheco (2013) e estudos da área da psicologia.