ABRACE O CAOS: ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS/ACADÊMICOS COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO

Autores

  • Leonardo Cabral Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Rebello dos Santos Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

sistemas adaptativos complexos, inglês para fins específicos, ensino de inglês

Resumo

A teoria da complexidade trouxe uma ótica relevante para o entendimento da linguagem e do ensino e aprendizagem de segunda língua. A partir de suas contribuições para o campo, objetiva-se argumentar em favor da mesma perspectiva sobre o ensino de inglês para fins específicos (IFE) e para fins acadêmicos (IFA). Busca-se alcançar este objetivo através de um debate teórico e de uma discussão sobre um caso específico como ilustração do nosso ponto: um curso de inglês de “Compreensão Oral: Palestras e Aulas” do programa “Idiomas sem Fronteiras”. Por se tratar de um contexto de ensino-aprendizagem que envolve adaptação, complexidade e sensibilidade à condição inicial, dentre outros aspectos, enxerga-se o ensino de IFE/A como um sistema adaptativo complexo, o que se reflete na experiência de ensino supracitada. Tanto a ementa quanto o exercício do curso em questão reverberam as características inerentes aos sistemas complexos. Apontamentos serão realizados com base nesta leitura em termos de sua importância para a prática docente e formação de professores.

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Cabral, L., & dos Santos, C. R. (2024). ABRACE O CAOS: ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS/ACADÊMICOS COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 190–208. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/8647

Edição

Seção

Artigos