LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM PERSPECTIVA DISCURSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Marcus Garcia Sene UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Leitura, Produção, Texto, Discurso.

Resumo

Este trabalho tece um estudo sobre a aplicação da leitura e da produção textual em perspectiva discursiva, tomando como público específico alunos do 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal de Uberaba, MG, escola parceira do PIBID/UFTM. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática apoiada nos pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin (2006 [1979]), Volóchinov (2017 [1929]) e Medviédev (2016 [1928]), assim como nos dizeres de Schneuwly e Dolz (2004) que reiteram a importância da sequência didática enquanto estratégia eficiente a ser utilizada pelo(s) professor(es) em sala de aula aos alunos novas experiências no estudo da linguagem, em sua natureza real, concreta, viva.

Biografia do Autor

Marcus Garcia Sene, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa  (PPGLLP) | UNESP/FCLAr
Mestre em Linguística  e Língua Portuguesa  (UNESP/FCLAr)Licenciado em Letras Português / Inglês | UFTM - Campus de Uberaba  

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba

Wilder Kleber Fernandes de Santana é Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Sene, M. G., & de Santana, W. K. F. (2019). LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM PERSPECTIVA DISCURSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 21(47). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5438

Edição

Seção

Artigos