OS BASTIDORES E A CENA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM BOCA DE OURO
Palavras-chave:
Nelson Rodrigues, Boca de Ouro, Semiótica da CulturaResumo
Neste artigo pretendemos abordar a representação da cidade do Rio de Janeiro em Boca de Ouro (1959) de Nelson Rodrigues. A peça faz parte das chamadas tragédias cariocas, na organização definida por Sábato Magaldi sob supervisão do próprio autor. Em primeiro momento, apresentamos um breve panorama histórico-cultural da cidade desde a sua formação, bem como sua presença na literatura brasileira na obra de Lima Barreto, Machado de Assis, Zuenir Ventura e Júlia Lopes de Almeida. Em seguida, a análise da peça em questão se dará a partir do conceito de texto da cidade formulado nos anos 1970-1980 por estudiosos da Escola Semiótica de Tártu-Moscou, tais como Iúri Lotman e Vladímir Toporov, bem como a relação entre o corpo e espaço estabelecida por Mikhail Bakhtin e Vladímir Toporov. A correlação entre o material histórico-cultural e a base teórica nos possibilita observar de que forma as trocas entre espaço urbano e corpo individual influenciam nas normas cotidianas, a partir do que considera-se moral e comumente aceito, e evidencia a maneira como Nelson Rodrigues (des)constrói discursos sobre a vida social e política na cidade, deixando em evidência aquilo que a sociedade insiste em esconder.Downloads
Publicado
2021-11-08
Como Citar
Vieira, V. L. N., & Américo, E. V. (2021). OS BASTIDORES E A CENA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM BOCA DE OURO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 25(51), 59–78. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6946
Edição
Seção
Dossiê temático: Teatro e Dramaturgia em tempos de crise