Como entender o conceito de bem-estar em um regime cosmopolita?

Autores/as

  • Moisés Simões Moreira Universidade Católica de Pelotas

Palabras clave:

. bem-estar, 2. Sociedade civil, 3.cidadania pós-nacional

Resumen

O presente artigo busca apresentar de que modo podemos pensar o conceito de bem-estar nem sociedades cosmopolitas. Para tanto, efetuou-se uma revisão de literatura sobre este conceito, visando apresentar ao leitor uma caracterização mínima deste fenômeno social, que servirá de referencial sociológico para a análise da noção de bem-estar existente na teoria da cidadania da filósofa Adela Cortina. Mediante o estabelecimento de uma análise comparativa, buscamos apontar as simetrias e as assimetrias existentes entre ambos os conceitos, objetivando apontar uma nova perspectiva de compreensão do conceito de bem-estar à realidade pós-nacional. Fato que se processa, na teoria de Adela Cortina, a partir da emergência e consolidação de uma sociedade civil comprometida para com a sua realidade política, e que considera as políticas sociais como um instrumento que viabiliza a satisfação de seus interesses pessoais destes indivíduos, enquanto atividade privada.

Biografía del autor/a

Moisés Simões Moreira, Universidade Católica de Pelotas

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG: 2004-2008), Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel: 2009).

Publicado

2016-09-06

Cómo citar

Moreira, M. S. (2016). Como entender o conceito de bem-estar em um regime cosmopolita?. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, (39). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/1210

Número

Sección

Artigos