Armadilhas Discursivas em Animal Farm: uma reflexão sobre o uso da língua/linguagem para implantar e sustentar relações de poder.

Autores

  • Iliane Tecchio UFSC

Palavras-chave:

linguagem, discurso, ideologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre como a língua/linguagem pode ser empregada para convencer, implantar e sustentar relações de poder. A investigação teve como corpus a fábula Animal Farm (1945) de George Orwell, e a sua tradução para a língua portuguesa, A Revolução dos Bichos, realizada por Heitor Aquino Ferreira na edição de 2007 publicada pela Companhia das Letras. Especificamente, observou-se como o agente do discurso argumenta através de escolhas linguísticas e estratégias discursivas, sobre os fatos ocorridos na fazenda após a revolução. Será observado, ao final do estudo, que a manipulação através do discurso encontrará o silêncio daqueles que, convencidos de inexorabilidade das configurações políticas que se delineiam, aceitam-na como via de mão única para a concretização de um ideal.

Palavras-chave: linguagem; discurso; ideologia.

Biografia do Autor

Iliane Tecchio, UFSC

Professora de língua inglesa da rede municipal de ensino de São José. Formação em Educação Física com especialização em Educação Física Escolar; formação em Letras/Inglês/Literatura com especialização em Linguística Aplicada; mestrado em Estudos da Tradução  pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e doutoranda em Estudos da Tradução na mesma instituição de ensino superior.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

Tecchio, I. (2016). Armadilhas Discursivas em Animal Farm: uma reflexão sobre o uso da língua/linguagem para implantar e sustentar relações de poder. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, (39). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/1265

Edição

Seção

Artigos