O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira

Autores

  • Rogério Casanovas Tílio UFF/ Unigranrio

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel de um dos gêneros discursivos mais presentes no ensino, especialmente de língua estrangeira: o livro didático. Justamente por ser tão presente e naturalizado, muitos professores não se dão conta da força do seu discurso, que pode interferir não apenas no processo de ensino e aprendizagem, mas também na construção de identidades dos alunos. Buscando entender melhor este discurso, o presente texto discute questões como: as características do livro didático, o papel que desempenha no ensino (através dasvozes e da autoridade a ele inerentes, seus conteúdos e práticas pedagógicas, e suas atividades), produção e mercado, indústria cultural e ideologia, mercado editorial e mercado consumidor, e abordagem de questões culturais. 

Palavras-chave: livro didático, língua estrangeira, abordagem crítica 

 

Biografia do Autor

Rogério Casanovas Tílio, UFF/ Unigranrio

Doutor em Estudos Lingüísticos (PUC) e professor da pós-graduação da UNIGRANRIO e da UFF.

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Publicado

2008-08-17

Como Citar

Tílio, R. C. (2008). O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 1(4), 117–144. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/33

Edição

Seção

Artigos