ANÁLISE SEMIÓTICA: PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO EM UMA TIRINHA DE HUMOR.

Autores

  • Ricardo Santos David Uniatlantico - Univerisdad Europea del Atlántico - Espanha.

Palavras-chave:

emiótica discursiva, tira de humor, estudo do discurso.

Resumo

RESUMO:

 Para a Semiótica Discursiva, o percurso gerativo de sentido cita ao plano de conteúdo de um texto e atenta-se com o modo como o sentido nele é construído. Apoiado na teoria da Semiótica Discursiva e em seus seguidores, tais como Fiorin (2002) e Barros (2005), visamos analisar o percurso gerativo de sentido de um texto relativo ao gênero tira. Como corpus, selecionamos uma tira da personagem Magali, do autor Maurício de Sousa, declarado que tal escolha justifica-se pela grande popularidade da personagem, além de tudo, consideramos que o conhecimento que possuímos a respeito de uma de suas características principais, a gula, ajudará com nossa análise. Para tanto, notamos os três níveis do percurso gerativo de sentido, a citar: a) fundamental, com interesse de estabelecer as categorias semânticas presentes no texto; b) narrativo, analisar se foram conhecidas suas quatro fases, ou seja, manipulação, competência, performance e a sanção; c) discursivo, reconhecer como se concretizaram as formas abstratas do nível narrativo. Por fim, posto que o texto possui dois sujeitos, Magali e o Pinóquio, analisaremos a forma como o sentido é construído nos discursos de ambos.

 

Palavras-chave: semiótica discursiva; tira de humor; estudo do discurso.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Uniatlantico - Univerisdad Europea del Atlántico - Espanha.

Doutor e Mestre em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias pela Uniatlantico - Espanha. Especialista em língua latina, docência do ensino superior, linguística aplicada e literatura. Professor de língua portuguesa e inglesa. Revisor de textos de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

David, R. S. (2017). ANÁLISE SEMIÓTICA: PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO EM UMA TIRINHA DE HUMOR. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 18(44), 77–87. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4372

Edição

Seção

Artigos