CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DESEMPENHO EM LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM INDICAÇÃO DE ATRASO ESCOLAR

Autores

  • Elizama Silva Dias de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Consciência Fonológica. Leitura. Escrita.

Resumo

A Consciência Fonológica é considerada uma habilidade indispensável para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi o de investigar a relação entre as habilidades em Consciência Fonológica, inclusive as subespecificidades fonêmica e silábica, e os desempenhos em leitura e escrita em crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com indicação de aprendizado aquém do esperado para a idade. Participaram da pesquisa 50 crianças, com média de 10,3 anos, de escolas públicas da cidade de Barra do Choça – BA. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Teste de Consciência Fonológica, Provas de Avaliação dos Processos de Leitura e o Teste de Desempenho escolar. Os resultados alcançados pelos sujeitos deste estudo mostram que o desempenho em leitura se correlacionou mais significativamente com Consciência Fonológica no nível silábico em comparação com o nível fonêmico, mas a diferença entre os dois níveis de consciência foi pouco significativa, reafirmando a importância de ambas para o bom desempenho em habilidades de leitura e escrita. Em relação às etapas de escrita, embora menos significativa, também houve correlação positiva significativa com o desempenho em Consciência Fonológica, o que ratifica o importante papel da Consciência Fonológica para o aprendizado inicial tanto da leitura quanto da escrita, inclusive com estudantes com aprendizado aquém do esperado para a idade. 

Biografia do Autor

Elizama Silva Dias de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia -UFBA

Mentranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduação em Psicologia – UFBA/ Mestranda em Linguística, área de concentração Aquisição da Linguagem – UESB e bolsista da FAPESB

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

Oliveira, E. S. D. de, & Guaresi, R. (2018). CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DESEMPENHO EM LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM INDICAÇÃO DE ATRASO ESCOLAR. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 19(45), 117–134. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4462

Edição

Seção

Artigos