O MÉTODO: CIÊNCIA, HISTORIOGRAFIA-LINGUÍSTICA E PROPOSTAS DECOLONIAIS

Autores

Palavras-chave:

metodologia científica, historiografia-linguística, decolonialidade.

Resumo

Neste artigo, pretendo discutir duas concepções de propostas metodológicas na pesquisa científica: uma estruturalista, outra decolonial. Para citar Juan Carlos Gimeno Martín e Angeles Castaño Madroñal: “Como diria o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos: o conhecimento do mundo não se esgota no conhecimento ocidental do mundo” (2014, p. 267). Citação de um artigo redigido por meio desta colaboração entre autores diferentes, nesta construção de texto que nasce de uma das propostas metodológicas decoloniais, que já germinavam nos movimentos antissistema de séculos anteriores, que é justamente esta porta aberta para o diálogo, recebendo conflitos não como agentes de segregação ou desorientação, mas como possibilidade de criação de caminhos que não poderiam ser notados individualmente. 

 


Biografia do Autor

Danillo Macedo Lima Batista, Universidade Federal de Goiás

Concluiu as licenciaturas em Língua Espanhola e Portuguesa no ano de 2011 pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação como professor de todos os níveis de ensino, na qual atualmente atua, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Concluiu o Mestrado em Letras e Linguística no ano de 2015 pela mesma universidade. Título da dissertação: A recepção do projeto épico de Goyania. Área de Concentração: Estudos Literários. É aluno regular do curso de Doutorado em Letras e Linguística, desde março de 2018, também pela Universidade Federal de Goiás, cuja pesquisa pertence à Área de concentração: Estudos Linguísticos. Título do projeto: Historiografia-Linguística da cultura indigenista de Goiás. Neste, estuda os processos de formação de ideologias no âmbito político, educacional, cultural, histórico e literário à luz das propostas metodológicas da Historiografia Linguística, mais evidenciada por Saussure. É também integrante do grupo IMAGO, criado em 2007 pelo professor, seu orientador do doutorado, Sebastião Elias Milani. Grupo que se dedica aos estudos historiográficos da epistemologia das ciências da linguagem do século XX. Também se dedica a produções literárias: poesia lírica, política, filosófica e outros gêneros.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Batista, D. M. L. (2020). O MÉTODO: CIÊNCIA, HISTORIOGRAFIA-LINGUÍSTICA E PROPOSTAS DECOLONIAIS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 23(49), 79–98. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5887

Edição

Seção

Artigos