Algumas considerações sobre leitura e interpretação

Autores

  • Carlos Eduardo Louzada Madeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

leitura, interpretação, produção de sentidos.

Resumo

O objetivo deste estudo é esboçar algumas reflexões críticas sobre os processos de leitura e interpretação. Partindo do pressuposto de que os objetos passíveis de decodificação não são capazes de delimitar os sentidos que a partir deles são produzidos, é aqui especialmente levado em conta o papel desempenhado pelo leitor. Tendo adquirido com as teorias contemporâneas posição relevante no jogo dialético da leitura, esse intérprete especial, por meio de uma intervenção predominantemente ativa, acaba por reforçar o entendimento de que um objeto só existe na medida em que seu diálogo com o sujeito não é ignorado. Nesse contexto, são abordadas também a atividade tradutória, a intencionalidade autoral e o conceito de comunidade interpretativa.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Louzada Madeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestrando em Literatura Brasileira no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Downloads

Publicado

2008-10-17

Como Citar

Madeira, C. E. L. (2008). Algumas considerações sobre leitura e interpretação. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 2(7), 38–44. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/66