Música e Indústria Cultural: Publicidade e consumo nos casos Nick Drake e Tom Zé

Autores/as

  • Caio Mendonça Lima de Oliveira
  • Guilherme Carvalhido Ferreira

Palabras clave:

Indústria Cultural, publicidade, consumo

Resumen

As relações entre música e publicidade são providenciais para se entender, neste artigo, de que maneira as novas tecnologias de informação e comunicação influenciam o modo como as formas de criação artística e cultural são afetadas pela indústria. A participação de artistas outsiders, como Nick Drake e Tom Zé, no contexto propagandístico, neste sentido, gera reações e comentários oportunos para se confrontar as expectativas iniciais dos pensadores da Escola de Frankfurt sobre a Indústria Cultural. Retoma-se, portanto, o debate sobre a capacidade na Era Digital, com o surgimento da internet, dos mercados de nicho criarem padrões individualizados de consumo alternativos à massificação. A pesquisa bibliográfica, em conjunto com o estudo de caso constitui o método seguido na escrita do texto. De forma geral, intenta-se contribuir para os debates que renovam a compreensão dos efeitos do poder da Indústria Cultual sobre a arte.

Publicado

2020-12-06

Cómo citar

Mendonça Lima de Oliveira, C., & Carvalhido Ferreira, G. (2020). Música e Indústria Cultural: Publicidade e consumo nos casos Nick Drake e Tom Zé. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 24(50), 4–25. Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6683

Número

Sección

Artigos