LITERATURA INFANTOJUVENIL E A VIOLÊNCIA SEXUAL: POSSÍVEIS CAMINHOS NA PREVENÇÃO CONTRA O ABUSO INFANTIL

Autores/as

  • Fabiana Assis Assis da Cruz Universidade do Grande Rio

Palabras clave:

Abuso Sexual Infantil. Feminino. Prevenção. Literatura Infantojuvenil.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do Abuso Sexual Infantil (ASI) e os possíveis caminhos para a prevenção desse ato tão presente e silenciado, em nossa sociedade. Iniciando através da história da sexualidade infantil e de como a criança era vista no passado, distanciada da infância, até a importância da escola nesse processo, são os caminhos trilhados neste trabalho. Como alternativa proposta para prevenir casos de abuso, a Literatura Infantojuvenil pode abrir portas para uma discussão leve e informativa. Com o objetivo de desmistificar a temática, primeiramente na escola, local de grande permanência da criança para que, posteriormente, no seio familiar tais questões não deem lugar à cristalização do abuso como segredo. A busca de apoio em teóricos que lidam com a sexualidade e com o feminino, tais como Foucault (1988), Davis (2016), Federici (2017), bem como nos teóricos específicos sobre abuso sexual infantil: Ariès (1981), Soma (2019) e Williams (2019). Ao final, apresentaremos livros literários que podem contribuir na prevenção do Abuso Infantil Sexual dando voz aos silenciados pelo medo.

Publicado

2022-02-02

Cómo citar

da Cruz, F. A. A. (2022). LITERATURA INFANTOJUVENIL E A VIOLÊNCIA SEXUAL: POSSÍVEIS CAMINHOS NA PREVENÇÃO CONTRA O ABUSO INFANTIL. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 26(52), 130–147. Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7268

Número

Sección

Artigos